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Vela de Ignição: Defeitos mais Comuns

velaA Vela de Ignição tem a função de conduzir a alta tensão gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e em seguida gerar a centelha (faísca elétrica). A centelha por sua vez provoca a queima da mistura ar-combustível que esta comprimida dentro da câmara de combustão. A Vela de Ignição apesar de ter um funcionamento relativamente simples é uma peça fundamental para o bom desenvolvimento do motor do seu carro e ela esta diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e a liberação de gases poluentes. Por estes motivos o bom funcionamento desta peça é essencial, mas muitas pessoas só dão conta disto quando o problema já esta crítico.

 

 


 

 

Tipos de Defeitos que Ocorrem na Velas de Ignição 

vela-normal

Normal: A base do isolador fica com uma coloração amarelo-cinza ou marrom claro e o desgaste do eletrodo central seja pequeno. Isto indica que o motor esta em bom funcionamento e que a vela de ignição esta dentro das especificações do fabricante.

 

 

 

 

vela-desgastada

Desgaste Natural: Mesmo em condições corretas de uso a vela de ignição vai ter um desgaste natural provocando a erosão do eletrodo central. Esta erosão ocasiona o aumento da distancia entre os eletrodos e consequentemente ha uma dificuldade maior para a formação da centelha.
Sintomas: falhas na aceleração, principalmente em subidas e retomadas e dificuldade na partida do motor. 

 

 

 

vela-de-ignio-residuo-de-chumbo

Leve Resíduo de Chumbo: A o surgimento de manchas amareladas com aspecto fosco e brilhante entorno do isolamento do eletrodo. Quando a temperatura da câmara de combustão aumenta estes resíduos de chumbo tendem a virar condutores elétricos prejudicando o funcionamento da vela. Este tipo de resíduo é causado por aditivos antidetonantes no combustível e obviamente isto indica um combustível de péssima qualidade.

Sintomas: falhas em alta rotação.

 

    

 

vela-varbonizao-seca-fuliginosaCarbonização Seca ou fuliginosa: A cabeça da vela de ignição fica coberta por uma camada fuligem preta e seca. As Causas para este problema são varias: combustível de má qualidade, ponto de ignição atrasado, velas de ignição incorreta, filtro de ar sujo ou obstruído, excesso de combustível.
Sintomas: Dificuldade na partida do motor quando frio, falhas no motor em marcha lenta.

 

 

 

 

vela-desgaste-dos-eletrodosDesgaste excessivo dos eletrodos: Este defeito é causado pela presença de de aditivos corrosivos no combustível e no óleo lubrificante. Geralmente este problema é decorrente do uso de combustível adulterado.
Sintomas: Falhas na aceleração e dificuldade na partida.

 

 

 

 

 

vela-de-ignicao-superaquecimentoSuperaquecimento: A fundição parcial do eletrodo central pode ser provocada por diversos fatores. A causa mais comum é o uso de velas de ignição incorretas, fazendo com que a câmara de combustão chegue a temperatura extremamente elevadas, ocasionando combustão por incandescência.
Sintomas: Falhas no motor, baixa potencia e em alguns casos pode ocorrer danos graves ao motor.

 

  

 

 

vela-de-ignicao-residuos-impuresasImpurezas ou Resíduos: O surgimento de um camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa. Este problema é causado por aditivos no óleo lubrificante e combustível adulterado.
Sintomas: Ignição por incandescência, danos ao catalizador, baixa potencia e danos ao motor.

 

 

  

 

  

vela-ignicao-fundicao-dos-eletrodosEletrodo Central e Eletrodo-massa Fundidos: A fundição dos eletrodos é provocada por uma alta temperatura na câmara de combustão e este problema é decorrente do uso de vela de ignição incorreta (muito quente) e combustíveis adulterados.
Sintomas: Falhas no motor, potencia abaixo do normal, sérios danos ao motor. Quando a vela chega a este estado dificilmente o motor não foi prejudicado.

   

 

 

 

vela-ignicao-isolamento-quebradBase do Isolamento Quebrado: Geralmente a quebra deste isolamento é provocado pelo uso de ferramentas inadequadas, principalmente na hora de regular a folga entre os eletrodos. Este tipo de defeito no isolamento faz com que a centelha (faísca) salte do eletrodo central direto para a carcaça da vela de ignição, sem passar pelo eletrodo-massa.
Sintomas: Falhas no motor, problemas na partida.

 

 

  

 

 Ao analisar os defeitos acima é possível notar que muitos problemas são provocados por combustível adulterado e por aplicação incorreta das velas de ignição. Por isso sempre certifique-se da qualidade do combustível que é colocado no seu carro e sempre que seu mecânico for substituir as velas do seu automóvel, confira no catalogo de aplicações ou no manual do proprietário qual o modelo de vela de ignição é indicado pelo fabricante do veiculo.

 


 

 Veja este Vídeo Explicativo Sobre Velas de Ignição e Seus Códigos

 

 

Quando for necessário trocar as velas, utilize sempre peças genuínas ou de qualidade reconhecida, pois existem muitas peças falsificadas no mercado e isto pode lhe trazer prejuízos no futuro.

A instalação do jogo velas deve ser feita com o uso de ferramentas especificas e sempre respeitando o torque indicado pelo fabricante da peça na hora do aperto final. Por isto se você não tiver conhecimento e o equipamento necessário, não se arrisque e deixe que um profissional automotivo faça esta troca. Você já presenciou algum defeito provocado por velas de ignição?

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