Se você já teve que trocar a correia do seu carro, sabe o que é o tensionador ou tensor do motor. Quando essa peça desgasta, já viu: a correia não funciona e, por consequência, o motor. Quais são os tipos, o tempo e a função do tensor?
Qual a função do tensor do motor?
A função do tensor é esticar a correia até o ponto certo. Existem dois tipos de tensor: o automático, que faz essa tensão com a mola, e o manual, em que você coloca a ferramenta para saber qual é a tensão ideal.
Quando deve ser feita a troca do tensor do motor?
O tensor dá sinal de desgaste e á preciso ficar atento, pois dentro do sistema também há o rolamento. O ideal é que toda vez que se troca a correia, troque-se também o tensor. O tempo de vida útil depende do fabricante e do tempo de uso, em torno de 50mil km a 70 mil km.
Quais os problemas do tensor que não funciona pode causar ao carro?
Dependendo do tensor, pode haver danos diferentes. Se for o tensor da correia dentada, pode danificar a válvula, já que vai travar e não tensionar a correia. Caso seja o tensor externo, pode-se perder alternador, compressor do ar-condicionado ou a bomba hidráulica.
Para evitar problemas, fique sempre de olho na revisão e acompanhe com seu mecânico de confiança. Substitua sempre as duas peças: correia e tensor. Não espere dar problema: a manutenção do tensor do motor deve ser preventiva.