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Por que os faróis do carro ficam amarelados?

Você já conhece a cena: quando você comprou seu carro, saído da fábrica e novinho, os faróis eram transparentes e brilhantes. Mas, com o tempo, foram ficando ásperos e amarelados.

Muitas pessoas associam faróis amarelados a descuido do dono, mas saiba que existe um motivo para que isso aconteça e ele não passa pela falta de cuidado de quem possui o veículo.

 

Faróis novinhos de fábrica

Quando um carro é fabricado, os seus faróis são criados e executados não só para iluminar a via, mas também para compor esteticamente o visual do carro.

Os faróis são componente do design do automóvel e, também por isso, seu amarelamento causa ainda mais sensação de prejuízo ao dono do carro.

Mas, é importante ressaltar: para além de danos estéticos ter faróis amarelados é um perigo para a segurança do motorista e dos passageiros: os faróis danificados têm a iluminação prejudicada, o que pode resultar em acidentes.

 

Mas por que os faróis do carros ficam amarelados?

Muitas pessoas acreditam que a culpa de os faróis ficarem amarelados é das lâmpadas que ficam por dentro do plástico, mas não.

As luzes que ficam dentro do farol são luzes próprias com uma tecnologia apropriada para não danificar as lentes e os refletores do farol – elas não emitem raios ultravioleta.

A culpa do amarelamento dos faróis é da irradiação solar. O desgaste do verniz que fica sobre o farol permite que os raios solares entrem e amarelem o material de que é feito o farol.

 

Como desamarelar o farol?

Existem duas formas de se livrar do problema. Um deles é mais rápido, mas mais caro: simplesmente trocar o farol.

A outra forma de resolver o problema de faróis amarelados é a recuperação da peça: retira-se o farol e lixa-se com a lixa grossa e depois com uma lixa fina. Após isso, aplica-se o verniz.

O próprio dono do carro pode fazer essa recuperação com lixa, pano, estopa e massa de polir, além da água. A graduação da lixa deve ser alta – acima de 1000. Limpa-se a superfície e com a lixa e água faz-se uma esfregação. Após isso, aplica-se a massa de polir com a estopa.

 

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