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Pneus carecas: tipos de solo e aderência.

Fazer uma checagem recorrente nos pneus é muito importante, visto que a as ranhuras que existem neles enquanto estão novos vão desgastando com o tempo e podem, realmente, trazer perigo para quem está no veículo.

Quando os pneus vão desgastando – ou ficando “carecas”- sua aderência ao solo sobre o qual percorrem diminui paulatinamente. Existe um grande mito em relação a pneus carecas: pneus carecas têm maior aderência a pisos secos. Mas, qual a origem real desse mito?

Pneus carecas X pneus slick

As ranhuras que existem nos pneus de carros convencionais estão ali para direcionar a água para fora do pneu, evitando a aquaplanagem. Pneus slick são pneus utilizados em carros de corrida, que não têm ranhuras e têm grande aderência a solo seco.

No entanto, esses são pneus especiais, não utilizados em veículos de uso diário e, sim, em carros de corrida. Os dois têm grandes diferenças como dimensões e compostos de fabricação. Pneus de corrida são feitos para durar pouquíssimas centenas de quilômetros, enquanto os convencionais devem durar milhares de quilômetros.

Os perigos dos pneus carecas

São muitos os perigos dos pneus carecas e todos eles envolvem riscos à integridade física do motorista e dos passageiros. O tempo de resposta à frenagem aumenta quando há pneus carecas no veículo, assim como o risco de aquaplanagem.

A estabilidade do veículo também fica afetada quando há pneus carecas, isso porque, ao desenvolver velocidade pode haver trepidações e barulhos vindos das rodas. Como o pneu está frágil pode, até mesmo, vir a estourar.

Quando desgastados, fica claro que não foram projetados para “agarrar” melhor em asfalto seco – a borracha que sobra fica muito próxima da cinta metálica, que dá estrutura ao pneu. Além disso, a borracha desgastada fica dura e ressecada e, como a banda de rodagem fica exposta, os perigos de furos são maiores.

Tenha sempre cuidado redobrado com os pneus do seu veículo. Se tiver dúvidas, é só falar com a gente por aqui:

 

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