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Como funciona o turbocompressor?

Quem gosta de carro e se interessa por ter um veículo com uma performance cada vez melhor, está sempre de olho nas novidade se nos avanços tecnológicos que melhore o desempenho do motor do carro. O turbocompressor é um desses avanços.

O turbo dá uma guinada quando o assunto é performance e apesar de encarecer o preço do veículo acaba atendendo muito bem quem aposta em melhorias de desempenho. Conheça mais como funciona e como escolher o tipo de turbo do seu carro.

Como funciona o turbocompressor?

O chamado turbo é um compressor de gás. Ele tem como função induzir ar em um motor de combustão interna, aumentando a densidade da entrada de ar nesse motor. Isso faz com que a explosão aumente e, consequentemente, a potência com que vai se desenvolver o veículo. Além de aumento de desempenho, há uma melhoria no quesito meio ambiente, pois há menos emissão de poluentes.

O turbocompressor é alimentado por uma turbina, impulsionada pela própria exaustão de gases do motor, que o compõe junto a um compressor de eixo comum. Funciona assim:

  1. a turbina “recebe” a exaustão de gases do motor;
  2. isso é transformado em rotação;
  3. a rotação aciona o compressor;
  4. o ar é aspirado pelo compressor e bombeado para o coletor de admissão;
  5. os cilindros recebem uma maior massa de ar.

Os turbocompressores eram usados, antigamente, apenas em veículos a gás de grande porte, como caminhões e barcos. Sua popularização em automóveis começou nos anos 70, nos EUA, em veículos a diesel.

Como escolher o turbo ?

O turbocompressor tradicional já é um avanço para a performance do seu veículo, mas o turbocompressor elétrico parece ter vindo para melhorar ainda mais. Será que vale a pena o investimento?

Ele promete maior desempenho com melhor gasto, ou seja, custo-benefício positivo. Um dos problemas do turbocompressor tradicional é o turbo lag – o tempo que ele demora para se ativar. O turbocompressor elétrico tem a diminuição desse fator.

O turbo lag acontece pois os giros baixos do motor acabam não gerando gases  suficientes para que o compressor tenha uma resposta rápida. O turbo elétrico não passa por isso, pois a caixa quente (turbina) é substituída por um motor elétrico independente do motor.

O turbo elétrico ainda tem como vantagem o aproveitamento máximo de energia, que é recuperada dos gases de escape. Resultado: a eficiência do motor aumenta de 15% a 20%.

A escolha entre turbos elétrico e turbo tradicional, no entanto, passa por alguns fatores financeiros pesados: quem estreou o sistema foi a Audi no modelo Audi SQ7. O desempenho pode compensar o alto custo.

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