JACARÉ AUTO PEÇAS – Peças de qualidade em Belém e Ananindeua

OS MELHORES PRODUTOS
A MAIOR QUALIDADE
PELO MENOR PREÇO

Bicos injetores: limpar ou trocar?

 

 

Combustão. É o que acontece no motor para que ele funcione de forma adequada, ou seja, tenha seu desempenho garantido. A combustão só ocorre bem quando o motor recebe a quantidade correta de combustível. E é aí que entram os bicos injetores.

Os bicos injetores são válvulas que controlam a quantidade de combustível que vai entrar no motor, através de minúsculos orifícios. Isso por que o combustível vai entrar de forma pulverizada, evitando a sua perda.

Ou seja, um dos grandes benefícios de ter os bicos injetores em dia é a economia na hora de abastecer o carro. Além disso, a perda de potência também é um problemão decorrente de bicos injetores sujos.

Uma das alternativas é a limpeza dos bicos injetores. Mas, muitas vezes, ela é desaconselhada. E então, o que fazer? Venha descobrir com a gente.

 

Por que os bicos injetores ficam sujos?

Primeiramente, vamos pensar na estrutura de um bico injetor. O combustível, até chegar à sua finalidade, passa por filtro de bomba, filtro de combustível e o filtro interno do próprio bico injetor.

Passando por tudo isso, o combustível deveria chegar limpo, limpo ao motor, certo? Errado. É aí que mora o problema que culmina na necessidade de limpar o bico injetor.

Quando você abastece com combustível de má qualidade, é quase certo: com o tempo, o bico injetor fica sujo. Os orifícios pelos quais o líquido passa são muito pequenos, portanto, qualquer sujeira fica presa.

 

Como eu sei se os bicos injetores estão sujos?

Como já dissemos, a perda da potência é um fator que deve acender a luz de alerta de qualquer motorista. Mas, existem outros que também podem ajudar a identificar:

  1. aumento do consumo de combustível: esse é o item mais rápido de você observar, pois vai bater direto no bolso. Analise se houve alguma alteração, queda rápida.
  2. falha no motor
  3. luz no painel

Fique atento, mas lembre que esses fatores podem significar outra coisa e é sempre bom analisar e conversar com seu mecânico de confiança.

 

Como evitar que os bicos injetores fiquem sujos?

Fique de olho aberto para a saúde do motor do seu carro. São cuidados básicos, mas que fazem uma grande diferença:

  1. filtro de combustível: troque no prazo (está no manual do usuário)
  2. combustível: apenas de origem confiável
  3. “limpe” a estrutura com combustível aditivado: ele tem propriedades que removem resíduos do sistema de injeção eletrônica

 

Como é feita a limpeza dos bicos injetores?

Aí você já percebeu: eles estão realmente sujos e prejudicando o desenvolvimento do motor do seu carro. Como funciona a limpeza?

Antes de tudo, a gente sempre recomenda: tenha um bom relacionamento com um bom mecânico. Ele vai ser, junto com você, o melhor amigo do seu carro. Vai cuidar da forma adequada, pois a eficiência de um veículo depende de uma “vida” bem regrada, com manutenções e revisões assertivas.

Agora entenda, como são as duas formas de limpeza de bicos injetores:

 

Máquina de limpeza: o mecânico irá retirar as válvulas injetoras (depois de retirar caixa do filtro de ar, mangueira e chicotes). Vai posicioná-las da mesma forma em uma solução de limpeza. A limpeza é feita por meio de ultrassom – as partículas de sujeira soltam por causa da frequência.

 

Produto específico: o produto é aplicado na própria flauta do carro e o motor é ligado. A ação do produto “dilui” a sujeira, que é queimada na câmara de combustão.

 

E então, devo ou não limpar os bicos injetores?

Limpeza, troca, bicos recondicionados. Você tem muitas opções. O ideal é manter seu carro sempre com peças originais e bem conservadas – verifique bem se não é melhor trocar no lugar de fazer mais e mais limpezas. De qualquer forma, lembre-se:

 

  1. Se for trocar, peças sempre, sempre originais. Economizar com peças que não sejam originais é furada;
  2. Limpeza preventiva não existe: ela só deve ser feita quando houver o que remover;
  3. Peças reaproveitadas não têm as mesmas propriedades das originais – elas sofrerem processos para voltar às medidas originais, mas o material é perdido, o que prejudica durabilidade e pulverização do combustível;
  4. Filtros anteriores: aqueles filtros que a gente citou lá em cima são grandes aliados para que os bicos injetores não fiquem sujos – faça sua manutenção sempre.

Agora que você descobriu sobre a limpeza dos bicos injetores, saiba mais sobre outras partes do seu carro. Cadastre-se para receber as Dicas do Jacaré.

Aqui no Jacaré as peças são TODAS originais e de fornecedores que garantem sua segurança. Aqui, resolvemos o problema dos bicos injetores com peças da Bosch. Programe uma visita à loja: Dr. Freitas, 1281.

 

 

 

Deixe seu comentário

CATEGORIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS